segunda-feira, junho 26, 2006

CURIOSIDADES.

CURIOSIDADES DA COPA. - ver mais aqui.
URUGUAI 1930
- ......na partida disputada no dia 21 de julho, entre Uruguai e Romênia, no momento em que Anselmo marcava o terceiro gol para os donos da casa, o médico e o massagista da seleção uruguaia estavam dentro de campo atendendo um jogador.

ITALIA 1934
- Autor de três gols na Copa, o suíço Leopold Kielholz atuava usando óculos.

FRANÇA 1938
- Brasil e Polônia se enfrentaram debaixo de chuva torrencial. Leônidas da Silva se cansou do barro e, para diminuir o peso nos pés, tirou as chuteiras. O brasileiro queria seguir descalço, mas o árbitro o impediu. Momentos depois, Leônidas perdeu uma das chuteiras no meio da área rival e, com o pé descalço, fez um golaço. Um lance que seria invalidado pelas regras atuais.

BRASIL 1950
- A seleção do Uruguai chegou ao Maracanã com quatro horas de antecedência para disputar a final. Como o estádio não estava 100% terminado, havia buracos no vestiário dos visitantes. Durante o aquecimento, pedras e foguetes foram atirados contra os uruguaios, que tiveram de se esconder embaixo de colchões.

SUIÇA 1954
- Foi a primeira Copa que a Seleção Brasileira atuou com o seu tradicional uniforme: camisetas amarelas e calções azuis.

SUÉCIA 1958
- Pelé fez o único gol brasileiro na vitórtia diante de País de Gales e se tornou o jogador mais jovem a marcar em Copas. Na época, ele tinha "apenas" 17 anos e 239 dias.

CHILE 1962
- Apesar do triunfo brasileiro, o Mundial de 62 teve a imagem arranhada. Com equipes de baixo nível técnico, ocorreram vários incidentes entre os jogadores. Tanto assim que, após três dias de competição, já se contabilizavam 34 lesionados. No dia seguinte, o número subiu para 50. No total, foram três fraturas de pernas, uma de nariz e uma de quadril.

INGLATERRA 1966
- Pelé foi campeão em 1958 com a tenra idade de 17 anos. Mas Edu, o ponta-esquerda do Santos, tornou-se, em 1966, o mais jovem brasileiro a ser convocado para uma Copa do Mundo, com 16 anos.

MÉXICO 1970
- O brasileiro Jairzinho se tornou o primeiro, e até hoje único, atleta a marcar gol em todos os jogos da competição (sete gols em seis partidas). De quebra, o atacante sagrou-se campeão.
- Os árbitros ganharam no México um instrumento de advertência até então inédito: os cartões amarelo e vermelho.

ALEMANHA 1974.
- A seleção do Uruguai escapou de uma boa antes da Copa. Com vôo marcado para a Indonésia para a disputa de um amistoso preparatório, a seleção cancelou suas reservas pouco antes do embarque. O avião que seguiu sem os atletas acabou caindo, matando 107 pessoas.

ARGENTINA 1978.
- O holandês Rob Resenbrink foi autor do gol número 1000 em Mundiais.

ESPANHA 1982.
- Na Espanha foi registrada a maior goleada da história das Copas. A Hungria derrotou El Salvador por 10 a 1.

MÉXICO 1986.
- O Brasil estreou diante da Espanha e, na hora da execução dos hinos, a banda errou e tocou o Hino à bandeira do Brasil, ao invés do Hino Nacional Brasileiro.

ITÁLIA 1990.
- Pela primeira vez na história das Copas, todas as seleções campeãs mundiais (Brasil, Argentina, Uruguai, Alemanha, Itália e Inglaterra) estiveram presentes numa edição do Mundial.

ESTADOS UNIDOS 1994.
- No jogo entre Bulgária e México, Marcelino Bernal, defensor mexicano, salvou em cima da linha um chute de Balakov. O esforço do jogador terminou com uma das traves quebrada. A partida foi paralisada e os organizadores tiveram de trocá-la.

FRANÇA 1998.
- Após perder as duas primeiras partidas da competição comandando a Arábia Saudita, Carlos Alberto Parreira, campeão mundial com o Brasil em 1994, foi o primeiro treinador a ser demitido durante a disputa de uma Copa.

COREIA-JAPÃO.
- Nunca um campeão fez tamanho "papelão" como em 2002. A França de Zidane caiu na primeira fase, perdeu duas partidas e empatou uma e, pior, não fez sequer um gol.

Que jogo ontem, de Portugal e Holanda....
Nem aguentei ver o final.....depois parei num bar para ver o resultado, e vi o Felipão comemorando, maravilha.

beijos
boa semana

Nenhum comentário: