quarta-feira, maio 12, 2010

Como descobri que sou celiaca.

Em 2008 trabalhava numa empresa do setor de incorporação imobiliaria, uma pressão total, e as ações caindo, crise no mundo inteiro, então imaginem a "tranquilidade" que era.
Comecei a ter dores de estomago e passar mal algumas vezes depois do almoço, achei que era a pressão do trabalho e a alimentação, já que comia todo dia em restaurantes.
Uma noite estava no carro na Av. Paulista e senti uma dor tão grande, que cheguei a suar frio, ainda bem que não estava dirigindo.
Resolvi consultar um clinico geral, para uma consulta . A médica pediu vários exames inclusive uma endoscopia, desconfiava de uma gastrite.
Quando fui fazer a endoscopia, o médico decidiu fazer uma biopsia, e no resultado  veio o diagnostico da Doença Celiaca, além de outras complicações, mas nenhuma gastrite.
Fui então encaminhada para um Gastroentorologista .
Como a Doença Celiaca não é muito comum, quer dizer não é muito diagnosticada, foi uma sorte o médico que fez o exame ter a sensibilidade de pedir a biopsia para a confirmação.
A consulta com o Gastro foi muito interessante, o médico era engraçado, primeiro criticou a clinica geral por ter pedido a endoscopia, achava que ela deveria ter me encaminhado direto par o especialista, depois eu estava com uma bactéria e a médica tinha passado um antibiótico e ele mandou  parar de tomar o remédio. Depois começou a falar sobre o diagnostico da DC (Doença Celiaca), fez muitas perguntas, sobre os sintomas e eu não tinha nenhum, ele achou que tinha sido erro no exame e pediu para eu fazer exames de sangue especificos, anticorpos anti-transglutaminase e anticorpo anti-endomício (AAE), e disse que se desse resultado positivo no exame ele cortaria a mão.
Conclusão se vocês encontrarem um medico Gastro sem uma mão, era o meu médico.

beijos

3 comentários:

Raquel disse...

rsrsrsrsrsr ... tem muito médico de mão "cortada" por aí !!!! A maioria dos celiacos tem uma história como essa pra contar !!!

um beijo sem glúten

raquel

Anna Carolina disse...

Olá!

Meu nome é Anna Carolina Reis de Camargo, sou graduanda em Nutrição pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN),campus Campo Limpo. Curso o 4º ano e estou fazendo uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), relacionada à doença celíaca.

O projeto tem como objetivo investigar se os portadores de doença celíaca têm dificuldade para encontrar alimentos sem glúten, se costumam fazer compras em supermercados ou em lojas especializadas, qual a dificuldade destes em seguir a dieta isenta de glúten, se acham que os produtos que não contém glúten possuem custo mais elevado quando comparados aos que não contém.
A obtenção desses dados contribuirá para a publicação da pesquisa futuramente, a qual será fundamental para conscientizar a indústria e o comércio de seus importantes papéis na melhoria da qualidade de vida destes portadores, não só disponibilizando maior variedade de produtos, bem como, com preços mais acessíveis.

Realizei uma pesquisa com celíacos cadastrados na Acelbra (SP) domingo passado, dia 23/05. Eles organizaram a 9ª Caminhada do Dia Internacional do Celíaco. Consegui contato com 24 pessoas. Para um trabalho mais fidedigno preciso de mais voluntários para a pesquisa. Se tiver interesse em participar, respondendo um questionário de 14 questões, eu agradeço. Só me confirma que eu envio por e mail para você. Se conhecer outras pessoas que tem a doença e que gostariam de participar seria bacana também!

Me interessei em pesquisar sobre este assunto porque minha mãe é celíaca também e particularmente as vezes temos dificuldade para encontrar produtos e as vezes o valor é elevado.

Desde já agradeço!

annacarol_dori@hotmail.com

Unknown disse...

Bom médico esse.Coisa rara,hoje em dia,infelizmente.Que bom que vc conseguiu um médico excelente.A doença celíaca é realmente complicada,pois o paciente precisa restringir com seriedade o glúten,pois do contrários as complicações são sérias.
Quero ajudar deixando aqui um link para quem tem a doença,pois tenho certeza que seria bom encontrar um nutricionista para ajudar na dieta.

http://bit.ly/aW6ny7