sexta-feira, maio 14, 2010

Começo da minha vida sem Gluten - DC



Primeira coisa que fiz foi entrar em comunidades e ler muito sobre a DC, sobre as pessoas portadoras, as dificuldades, as melhoras......
Para quem em 49 anos nunca tinha se preocupado em ler rótulos de alimentos, a não ser para ver a validade, foi um começo bem complicado.
Existe uma legislação que diz que todo alimento deve constar "Não contem gluten" ou "Contem Gluten", mas os fabricantes colocam  em lugar que bem entendem na embalagem, juntando com o tamanho da letra, imaginem como uma simples ida ao supermercado vira horas, procurando os alimentos, tentando enxergar, tive até de mudar meu óculos  e no final acabo quase não enxergando mais nada. Quando estou sozinha  pergunto para alguem mais jovem se acha na embalagem........é duro ficar velha e descobrir ser Celiaca ao mesmo tempo.


bom dia
beijos

Um comentário:

Anna Carolina disse...

Olá!

Meu nome é Anna Carolina Reis de Camargo, sou graduanda em Nutrição pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN),campus Campo Limpo. Curso o 4º ano e estou fazendo uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), relacionada à doença celíaca.

O projeto tem como objetivo investigar se os portadores de doença celíaca têm dificuldade para encontrar alimentos sem glúten, se costumam fazer compras em supermercados ou em lojas especializadas, qual a dificuldade destes em seguir a dieta isenta de glúten, se acham que os produtos que não contém glúten possuem custo mais elevado quando comparados aos que não contém.
A obtenção desses dados contribuirá para a publicação da pesquisa futuramente, a qual será fundamental para conscientizar a indústria e o comércio de seus importantes papéis na melhoria da qualidade de vida destes portadores, não só disponibilizando maior variedade de produtos, bem como, com preços mais acessíveis.

Realizei uma pesquisa com celíacos cadastrados na Acelbra (SP) domingo passado, dia 23/05. Eles organizaram a 9ª Caminhada do Dia Internacional do Celíaco. Consegui contato com 24 pessoas. Para um trabalho mais fidedigno preciso de mais voluntários para a pesquisa. Se tiver interesse em participar, respondendo um questionário de 14 questões, eu agradeço. Só me confirma que eu envio por e mail para você. Se conhecer outras pessoas que tem a doença e que gostariam de participar seria bacana também!

Me interessei em pesquisar sobre este assunto porque minha mãe é celíaca também e particularmente as vezes temos dificuldade para encontrar produtos e as vezes o valor é elevado.

Desde já agradeço!

annacarol_dori@hotmail.com