sábado, maio 20, 2006

AINDA O LIVRO.


Acabei de ler o livro.

Sinopse.
O caçador de pipas, livro que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares só nos EUA, está sendo considerado o maior sucesso da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.
"Esta é uma daquelas histórias inesquecíveis, que permanecem na nossa memória por anos a fio. Por muito tempo, tudo o que eu li me pareceu sem graça. Todos os grandes temas da literatura e da vida são o material com que é tecido esse romance extraordinário: amor, honra, culpa, medo, redenção." - Isabel Allende.


O livro é um romance, o escritor Khaled Hosseini nasceu em 1965 em Cabul, Afeganistão, mas vive nos Estados Unidos desde 1980.

Mostra um pouco da cultura que parece tão longe, que pra mim é um mistério, que deu vontade de conhecer mais, que deu vontade de ler os livros das historias que Amir lia para Hassan.
O que eu conheço desse país, além do que ouço nos noticiários?
Que me fez pensar na tristeza da guerra......de qualquer tipo de guerra.
Uma guerra, que acaba com a história do país, com as tradições....., com o povo.
Ele pode ter sido benevolente com os EUA, mas para mim é uma grande história.

Update: E agora depois de ler o livro e escrever aqui, fui dar uma navegada na internet, e achei um texto do prof.João Luis Almeida Machado, ele diz muito melhor o que eu senti lendo o livro.
Planeta Educação

Afinal somos todos Caçadores de Pipas.

beijos
bom final de semana

Um comentário:

Anônimo disse...

Oiewww, nossa adorei do q se refere o livro!!!
Vou ver se encontro na biblioteca pra ler, adoro ler
bjao