quinta-feira, maio 25, 2006

MAMOGRAFIA É PRECISO.

APARELHO

PRIMEIRA POSIÇÃO

Hoje fui fazer mamografia.
Quem já fez sabe como é.
Eu sempre pergunto, não serve só a ultrasom de mama?
Ao que a médica responde, não.
Então armada da minha coragem, de muita roupa porque aqui tá muito frio, fui ao laboratório.
Já sei todo o procedimento, já faço há alguns anos, depois dos 40 é exame obrigatório.
Sala de espera, as mulheres conversam, sobre o exame, a maioria nervosa, porque é um exame chato, um pouco doloroso.
Pense você que é homem ou você que nunca fez, o seu seio virando um "hamburguer", sim é essa impressão que tenho.
Entro na sala, tiro as blusas, o soutien, sala gelada.
Primeira posição, sempre com a ajuda da técnica:
de frente ao aparelho, encaixa o seu seio, um de cada vez, numa coisa que parece uma prensa, a técnica vira seu ombro, pede para segurar o outro seio com a mão para não encostar na máquina, quadril para trás, agora, não respira, aquilo frio fazendo do meu seio um hamburguer, sem respirar, gelado.
Agora o outro.
Segunda posição:
de frente ao aparelho, levanto o braço, encaixo axila, seguro o aparelho, agora o meu seio parece um "hamburguer" de pé, não respiro, está doendo, está gelado.
Depois o outro.
Coloco a roupa, volto para a sala de espera, passa alguns minutos, chega a técnica:
- Vamos repetir o exame no seio direito.
Entro de novo naquela sala gelada, tudo de novo.
Espero novamente, a técnica sai, me dá os papéis para pegar o resultado, e me diz:
- Se o pessoal do diagnóstico achar que precisa mais exames eles ligam pedindo o retorno.
Fico olhando a mocinha e pensando, eu já tive que repetir esse exame algumas vezes, nunca deu nada, então hoje fico mais tranquila, mas fiquei lembrando da minha primeira vez quando fiz a momografia, fiquei mais gelada de quando fiz o exame, achei que tivesse achado alguma coisa, mas na verdade é só porque o raio x, não tinha saído nítido, vai ver eu respirei na hora sei lá.
Mas de qualquer modo aprendi, nunca fazer o exame antes da menstruação, quando os meus seios estão mais sensíveis.
E o exame é o mais importante para detectar qualquer tipo de nódulo.

Quer saber mais sobre esse exame, no IBCC, tem muitas informações.

UPDATE 1: fonte IBCC, coloquei aqui algumas dúvidas que estão surgindo, e se você já teve câncer de mama na familia, deve fazer o exame mais cedo.

Quando deve ser realizada a mamografia?
Entre os 35 e 40 anos deverá ser feita a primeira mamografia, que servirá de base para avaliar as condições da mama e possibilitar exames comparativos futuros. Dos 40 aos 50 anos, a freqüência da mamografia deverá ser determinada pelo médico, de acordo com a inclusão da paciente no grupo de risco e/ou com as características da mama. Após os 50 anos, todas as mulheres devem se submeter ao exame de mamografia anualmente


Qual é o índice de diagnóstico positivo de câncer de mama das mamografias?
A mamografia é de 85% a 90% específica. De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, somente uma ou duas mamografias em cada mil levam ao diagnóstico do câncer. Aproximadamente 10% das mulheres precisam de uma mamografia adicional. Não se alarme se isso acontecer com você. Apenas de 8 a 10% das mulheres necessitarão de biópsia e 80% dessas biópsias não são câncer.


A mamografia pode mascarar o diagnóstico?
Todos os exames de diagnóstico por imagem apresentam uma margem de erro, que, embora seja muito pequena, pode levar ao diagnóstico equivocado do câncer de mama; porém, está mais ligado à falta de experiência do profissional na interpretação dos exames desse tipo de doença. Por isso, é importante a realização da mamografia em centros médicos de referência acostumados com o diagnóstico do câncer de mama.


beijos
e um bom dia frio, bom para chocolate quente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Elisa dá uma lida nisso aqui ;)
http://www.futilidadepublica.blogspot.com/


Beijo
Morg